sábado, 11 de fevereiro de 2017

A MAGIA DA EXPRESSÃO LITERÁRIA
OFICINA – MODULAÇÃO INTERATIVA - 03
*AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DE POEMA*


Queremos expressar nossos fraternais agradecimentos pela confiança que as amáveis considerações de nossos leitores representam. Todavia, além das orientações fornecidas por esta Oficina Literária, pouco mais podemos fazer em termos de avaliação individual de poemas ou quaisquer outros escritos do gênero, eventualmente remetidos para esta página. O motivo é a preservação da confiança e da igualdade de tratamento entre nós e os interessados interagentes. Procuramos, o quanto possível, ficar alheios ao mais superficial comentário de conteúdo crítico. Para avaliar o conteúdo artístico de uma obra de arte, nada tão bizarro quanto as considerações da crítica por vezes arrogante, na maioria das vezes impertinentes. Nem tudo se consegue exprimir com palavras emprestadas. Há espaços ocultos na alma ou no espírito de quem escreve que as expressões da crítica não podem penetrar. Eis porque o melhor avaliador literário da obra de um autor é o próprio autor. Para nós, qualquer escrito com intenções poéticas, é um poema em potencial... Como qualquer escrito em que as palavras se juntam e se abraçam sorrindo, é um poema estrutural... Nesta oportunidade, queremos destacar com enorme orgulho, o conceito de “A MISSÃO DO ARTISTA” segundo a artista polivalente *Mirian Warttusc: "A missão do artista é dar sentido à uma composição, colocando ali a própria alma, para fazer de sua obra algo notável, tão real que assombre, que encante, que o transforme em um imortal pela beleza e perfeição de sua criação" (Mìrian Warttusch).

*Mírian Warttusch, nome artístico de uma escritora de alma sensível e apaixonada que afirma já ter nascido poeta e sonhadora.
São Paulo a viu nascer na década de 40, no bairro de Tatuapé, São Paulo, Brasil, onde paisagens magníficas como as da Mata Paula Souza estavam preservadas e intocadas em suas belezas naturais e serviram de cenário para sua infância de sonhos poéticos e inesquecíveis.

Como compositora e escritora ambientalista, criou canções, histórias, lendas, músicas e peças de teatro para o seu Programa Cultural, Planeta Azul e Verde, que em sua visita as escolas, agrega crianças e jovens para serem garbosos Soldadinhos da Natureza, conscientizando, plantando árvores e distribuindo sementes brasileiras. Projetos que fazem parte desse trabalho: Reflorestar, Soldadinhos da Natureza, Pássaros Migradores, Eu sou uma Lenda Brasileira, Soldados do Fogo, Mãe Natureza Visita Rios Brasileiros, Animais em Extinção (Primeiro CD foca Animais em Extinção), Escola e Ecologia, Plantar e Colher e muitos outros. Mírian personifica Mãe Natureza em suas apresentações. Na área de literatura, é patronesse e autora de todos os hinos das Academias Estudantis de Letras nas escolas, em exaltação aos grandes imortais da literatura. A autora já está na edição do seu terceiro Cd em exaltação aos grandes imortais, “SINFONIA POÉTICA”.

Afonso Estebanez

Um comentário:

Mirian Warttusch disse...

Afonso Estebanez Stael, um poeta no qual venho me inspirando há pelo menos uma década. Fomos apresentados virtualmente no site de relacionamento do antigo e saudoso Orkut, onde tivemos o privilégio de conhecer grandes poetas, muitos dos quais agora se reencontraram para continuarem sua jornada literária no Facebook. Estebanez me encanta com seu talento incrível, poeta já consagrado mas que com simplicidade nos dá a conhecer o grande ser humano que é. Fiquei realmente muito emocionada e gratificada com essa homenagem que ele aqui me faz. Seremos amigos eternos, pois sempre soubemos valorizar o respeito que devemos ter uns com os outros, saber que a ética é uma virtude e a fraternidade um dom. És mais que um poeta que admiro Estebanez, agora te digo: és meu irmão!

Mírian Warttusch
Compositora e escritora acadêmica