sábado, 19 de novembro de 2016

A MAGIA DA EXPRESSÃO LITERÁRIA
OFICINA - MÓDULO 01


A Magia da Expressão Literária está na beleza da arte da comunicação humana através da linguagem materializada segundo a combinação dos sons e tons dos fonemas, palavras, enunciados ou expressões, escritos ou emitidos oralmente para se referir à realidade ou à ficção inerente aos mundos objetivo (material) ou subjetivo (imaterial), com habilidade, talento, equilíbrio e harmonia.

A Oficina da Magia da Expressão Literária não se propõe a mais um derrame de estudos analíticos, didáticos, pedagógicos ou metodológicos da arte de escrever, porquanto a linguística convencional vem sendo largamente envolvida pela compreensão científica da metalinguística, que no conceito dos estudiosos do século passado (Bakhtin e a poética de Dostoiévski) descreve os aspectos não verbais da comunicação, em que englobam o tom da voz, o ritmo da fala, as pontuações e outras características que vão além da palavra falada ou escrita, mas nos lembrando sempre que é dela – palavra – que extraímos o significado plurilinguístico pela forma com que é expressa, evidenciando aqueles aspectos da vida do discurso que ultrapassam os limites da linguística dogmática. Eis, assim, o sentido global da “Magia da Expressão Literária"

Porém, é sensato que nos atenhamos, por enquanto, ao ofício da materialização linguística da poesia e da elucidação de alguns de seus mistérios, através do culto à cumplicidade, à lealdade e à simplicidade de expressão poética. Não existe metodologia ou cartilha específica para o ofício de poeta. O que existe em cada um de nós é a poesia em sua concepção psicodualista (inspiração), a reclamar materialização através de qualquer processo conhecido de comunicação humana (expressão), esta sempre obediente a um mínimo de preceitos básicos, sem os quais não poderá alcançar o público leitor que lhe dará, ou não, reconhecimento e aprovação.

Em língua portuguesa ou estrangeira, é torrencial o que se tem escrito sobre estilo, análise literária, estilística ou técnica literária no mundo contemporâneo. Entretanto, é notória – e até mesmo paradoxal – a dificuldade que se tem na indicação de obras que concentrem apenas o essencial ao aprendizado eficaz da arte de escrever poesia ou de analisar textos literários.

Assim, mais elegante é não privilegiar nenhum autor relacionado com o tema no mercado literário, para que não se desvie o mérito da liberdade de escolha de cada interessado e não se perca de vista o sentido da ação solidária pretendida.

O que desejamos, unicamente, é prestar algum serviço aos que se queiram valer do nosso trabalho. No decurso das atividades da Oficina faremos apenas as citações indispensáveis ao conhecimento do tema – poesia – e procuraremos extrair de nosso próprio ambiente literário os exemplos, paradigmas e experiências úteis ao aprendizado recíproco, tentando guardar possível verossimilhança com o estudo da literatura comparada.

No próximo módulo abordaremos os conceitos de poesia e poema, baseados em princípios que o eminente professor Pedro Lyra – que transita entre nós – denomina de “Transitividade do Ser”.

Afonso Estebanez

Nenhum comentário: