A MAGIA DA EXPRESSÃO LITERÁRIA
OFICINA
- MÓDULO 01
A Magia da Expressão Literária está na
beleza da arte da comunicação humana através da linguagem materializada segundo
a combinação dos sons e tons dos fonemas, palavras, enunciados ou expressões,
escritos ou emitidos oralmente para se referir à realidade ou à ficção inerente
aos mundos objetivo (material) ou subjetivo (imaterial), com habilidade,
talento, equilíbrio e harmonia.
A Oficina da Magia da Expressão Literária
não se propõe a mais um derrame de estudos analíticos, didáticos, pedagógicos
ou metodológicos da arte de escrever, porquanto a linguística convencional vem
sendo largamente envolvida pela compreensão científica da metalinguística, que
no conceito dos estudiosos do século passado (Bakhtin e a poética de
Dostoiévski) descreve os aspectos não verbais da comunicação, em que englobam o
tom da voz, o ritmo da fala, as pontuações e outras características que vão
além da palavra falada ou escrita, mas nos lembrando sempre que é dela – palavra
– que extraímos o significado plurilinguístico pela forma com que é expressa,
evidenciando aqueles aspectos da vida do discurso que ultrapassam os limites da
linguística dogmática. Eis, assim, o sentido global da “Magia da Expressão
Literária"
Porém, é sensato que nos atenhamos, por
enquanto, ao ofício da materialização linguística da poesia e da elucidação de
alguns de seus mistérios, através do culto à cumplicidade, à lealdade e à
simplicidade de expressão poética. Não existe metodologia ou cartilha
específica para o ofício de poeta. O que existe em cada um de nós é a poesia em
sua concepção psicodualista (inspiração), a reclamar materialização através de
qualquer processo conhecido de comunicação humana (expressão), esta sempre
obediente a um mínimo de preceitos básicos, sem os quais não poderá alcançar o
público leitor que lhe dará, ou não, reconhecimento e aprovação.
Em língua portuguesa ou estrangeira, é
torrencial o que se tem escrito sobre estilo, análise literária, estilística ou
técnica literária no mundo contemporâneo. Entretanto, é notória – e até mesmo
paradoxal – a dificuldade que se tem na indicação de obras que concentrem
apenas o essencial ao aprendizado eficaz da arte de escrever poesia ou de
analisar textos literários.
Assim, mais elegante é não privilegiar
nenhum autor relacionado com o tema no mercado literário, para que não se
desvie o mérito da liberdade de escolha de cada interessado e não se perca de
vista o sentido da ação solidária pretendida.
O que desejamos, unicamente, é prestar
algum serviço aos que se queiram valer do nosso trabalho. No decurso das
atividades da Oficina faremos apenas as citações indispensáveis ao conhecimento
do tema – poesia – e procuraremos extrair de nosso próprio ambiente literário
os exemplos, paradigmas e experiências úteis ao aprendizado recíproco, tentando
guardar possível verossimilhança com o estudo da literatura comparada.
No próximo módulo abordaremos os conceitos
de poesia e poema, baseados em princípios que o eminente professor Pedro Lyra –
que transita entre nós – denomina de “Transitividade do Ser”.
Afonso
Estebanez
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